Portabilidade de Financiamento Imobiliário

Portabilidade de Financiamento Imobiliário

A Portabilidade de Financiamento Imobiliária tem sido uma ótima alternativa para diversas pessoas que possuem um financiamento imobiliário ativo e precisam diminuir o valor de suas dívidas, afinal todos querem pagar menos, porém poucos sabem como se deve fazer.

Hoje você vai aprender sobre:
– como funciona a Portabilidade;
– quais as vantagens;
– qual o passo a passo;
– dicas e orientações para conseguir os maiores benefícios;

portabilidade de financiamento imobiliário

Portabilidade de Financiamento Imobiliário

 

A Portabilidade de um financiamento é a transferência de financiamento imobiliário de uma instituição financeira para outra.

Geralmente o novo financiamento mantém o mesmo valor e prazo do contrato com a instituição financeira de origem e é isento de imposto sobre operações financeiras (IOF).

A taxa de juros pode ser negociada; porém as demais condições originalmente contratadas não podem ser alteradas.

Como funciona a portabilidade de financiamento imobiliário?

 

Quem possui um financiamento imobiliário sabe que essa dívida costuma se estender por muitos e muitos anos e, com ela, os juros. 

Analisando essa questão, quem procura a portabilidade de financiamento imobiliário está interessado em reduzir esses juros. Da mesma forma, outros fatores que influenciam nessa troca são o atendimento e a assistência recebida durante o tempo de pagamento da dívida.

Antes de realizar a portabilidade, o comprador deve conhecer sua dívida, entender quanto ainda falta para a quitação do crédito. Essa informação pode ser solicitada ao banco por meio de um extrato do Custo Efetivo Total (CET), como se o objetivo fosse quitá-lo. 

Além disso, é preciso solicitar também a cópia do contrato atual, o saldo devedor atualizado e a data do último vencimento da operação. Quando receber essas informações, o comprador terá em mãos somente os meses restantes, sem o cálculo de juros.

Por fim, será o momento de buscar bancos que ofereçam condições melhores de juros para realizar a portabilidade.

É vantagem fazer portabilidade de financiamento imobiliário?

 
Sim, fazer a portabilidade de financiamento imobiliário pode valer a pena. Dependendo do caso, é possível economizar uma quantia significativa, que poderá ser usada em outra despesa do orçamento ou até ser investida. No entanto, essa troca nem sempre é vantajosa, sendo necessário fazer uma análise atenciosa.
 
O grande diferencial do nosso serviço é a busca em diversas instituições de financeiras ao mesmo tempo, diferente do gerente do seu banco que é assalariado e busca a melhor condição para o banco que é o seu patrão dele, afinal ele tem metas e precisa garantir seu emprego, buscar a melhor condição nós vamos buscar para nossos clientes as melhores condições e isso eu vou te explicar agora.
 
Como não somos um banco nem tão pouco uma instituição financeira, não recebemos salário dessas instituições, somo uma consultoria particular especializada em negociação de crédito imobiliário e por este motivo não temos  um vínculo empregatício com os bancos e por esse motivo buscamos os interesses do nosso Cliente.
 
Os bancos ganham dinheiro com os financiamentos e eles também possuem o interesse nessas contratações e quando abrimos uma disputa pelo seu contrato os bancos vão oferecer vantagens para que consigam essa contratação e quem ganha com essa disputa é o nosso cliente.
 
Tenho certeza que não foi assim que você fez a sua primeira contratação de financiamento. Mas se você acredita que faz sentido a minha explicação de como trabalhamos basta entrar em contato com um de nossos especialistas que vamos ter ajudar.

O passo a passo da Portabilidade de Financiamento Imobiliário

 
O primeiro passo é estudar o seu contrato atual e as condições do seu imóvel.

O segundo passo é buscar a melhor negociação de acordo com a sua situação montamos uma proposta de portabilidade e então partimos para a solicitação de portabilidade de financiamento imobiliário.

Para isso você vai precisar nos enviar  algumas informações: 

  • Cópia do contrato atual;
  • Saldo devedor atualizado;
  • Data do último vencimento da operação.

O terceiro passo é aguardar as respostas das instituições financeiras e suas aprovações do crédito e dos seguros habitacionais.

O quarto passo e analisar e escolher entre as respostas qual delas é a mais vantajosa para o nosso cliente.

O quinto passo é aguardar liberação da portabilidade pelo banco de origem.

O sexto passo é aguardar o banco fazer a avaliação do imóvel, analisar a documentação e emitir o novo contrato.

O sétimo passo é liquidar a dívida com o outro banco ou instituição financeira e assinar e registrar o novo contrato com a nova instituição.

Vale apena fazer a Portabilidade de Financiamento Imobiliário?

 

Antes de saber mais sobre como obter esse recurso, é importante entender os custos portabilidade financiamento imobiliário, regras e se realmente vale a pena. Segundo o levantamento do Banco Central, até o final de 2019 o número de pedidos de portabilidade de financiamento imobiliário havia crescido 200%. Esse crescimento se dá devido à queda da Selic.

Dentre os custos da portabilidade do financiamento imobiliário estão a taxa para a abertura de crédito e da elaboração de cadastro, cobrado por algumas empresas. A transferência de imóvel para o novo banco também será necessária, e sua taxa varia de acordo com cada cartório. O custo total para a portabilidade fica em torno de R$ 3 mil a R$4 mil reais. A dica em relação a isso é que negociamos com o banco a cobertura dessas despesas, lembra que eles ganham com essa nova contratação, então eles também possuem o interesse em fechar o negócio.

Principais vantagens de fazer a Portabilidade de Financiamento Imobiliário

 

Sem dúvidas uma das principais vantagens de fazer a portabilidade de financiamento imobiliário é a redução da dívida. Por isso, o devedor deve escolher uma instituição que ofereça as melhores ofertas e migrar para ela se julgar necessário.

Outra vantagem desse tipo de operação é que o cliente pode fazê-la quantas vezes quiser, já que não há um limite de vezes ou valor máximo de portabilidade. Entretanto, por ser uma decisão importante e um tanto burocrática, a dica é escolher a instituição financeira e evitar essas mudanças.

Sendo assim, podemos dizer que a portabilidade de financiamento imobiliário é sim uma opção que vale a pena, desde que realizada depois de uma avaliação de cada proposta.

Entenda mais sobre as vantagens da portabilidade de financiamento conversando com um de nossos consultores.

Qual o melhor banco para fazer portabilidade de financiamento?

 

Com as quedas sucessivas da Selic, os juros do crédito imobiliário tendem a cair. Por isso, migrar a sua dívida pode ajudar a economizar muito dinheiro. Mas o difícil é você sabe qual o melhor banco para fazer a portabilidade de financiamento imobiliário.

A verdade é que essa resposta depende de uma boa pesquisa, que pode ser feita com a ajuda de um especialistas em crédito imobiliário e é isso que nossa consultoria vai te oferecer. A portabilidade de financiamento imobiliário da Caixa, por exemplo, é uma opção bastante buscada, mas isso não quer dizer que ela seja a única recomendada.  

Expectativas de mercado apontam que em 2020 as taxas tendem a seguir menores que no ano anterior, sendo:

  • Banco do Brasil: 7,5% ao ano (a taxa mais alta desde 2019)
  • Santander: 7,49% ao ano; 
  • Itaú e Bradesco: 7% ao ano; 
  • Caixa: 6,75% (a menor taxa até agora).

Vale lembrar que essas taxas sofrem variações constantemente, por isso é preciso fazer uma proposta em cada banco. Esse, por sua vez, não pode exigir alterações nas condições do financiamento anterior, como o número de parcelas, o tipo de amortização, etc. 

Por outro lado, o cliente pode solicitar essas alterações perante à avaliação. Isso acontece para aqueles que têm ou desejam abrir conta no corrente no novo banco.

Outra dica que muitas pessoas vão te dizer que é super valiosa é que antes mesmo de fazer a portabilidade vale negociar com seu próprio banco. Para não perder o cliente, pode ser que a instituição ofereça novas e melhores condições.

Mas aí te pergunto, você acha mesmo que sue banco vai mudar o seu contrato e deixar de ganhar seu dinheiro simplesmente porque você falou que se ele não diminuir os valores você vai fazer uma portabilidade?

Se você acredita em Papai Noel ou coisa do tipo OK, mas e se eu te falar que existe uma outra solução que ninguém te fala …..

Você sabia que existem diversos outros bancos e instituições financeiras, sem ser esses bancos mais conhecidos por você e pelo marcado, que podem negociar esse contrato com maiores vantagens para você.

Isso mesmo, como não são muito conhecidas não possuem grande volumes de clientes, e por este motivo preferem ganhar menos com a contratação dos financiamentos para garantir suas metas de venda. Com nossa consultoria quem ganha é você e a instituição financeira que apresentar a melhor proposta.

Se nossa forma de trabalhar faz sentido para você, agende hoje mesmo uma reunião como nosso especialista para tirar todas as suas dúvidas.

Nosso Blog – Enviar Sugestões 

Laudos Periciais de Avaliação Imobiliária
Pericia Judicial
Leonardo Leão

Laudos Periciais de Avaliação Imobiliária

Diversos Magistrados estão relatando problemas em Laudos Periciais de Avaliação Imobiliária. Esse período de grande mudança em todo o mercado imobiliário está deixando os Peritos Engenheiros e Arquitetos em grandes apuros no tocante a avaliação de imóveis, tanto para venda como para renovatórias de aluguel. O motivo é que esses profissionais foram capacitados no tocante

Read More »
O Perito Judicial tem fé pública
Pericia Judicial
Leonardo Leão

O Perito Judicial tem fé pública

O Perito Judicial tem fé pública, ele  é o representante direto do juiz, tem o dever de executar seu trabalho com honestidade, ética e fazer o melhor possível com os recursos que ele tem na execução do seu laudo pericial. Contudo se ele deixar de agir da forme correta ele vai responder na justiça pelos

Read More »
Qual a importância da Prova Pericial
Pericia Judicial
Leonardo Leão

Qual a importância da Prova Pericial? Saiba Mais

Qual a importância da Prova Pericial e qual a sua relevância dentro de um processo judicial é o tema que iremos esclarecer no dia de hoje. Leia este artigo e descubra mais informações. Com o advento do Novo Código de Processo Civil em 2015, a Prova Pericial ampliou sua importância nos processos jurídicos. E para

Read More »
Rolar para cima