Perito Judicial Avaliador de Imóveis
Leonardo Leão – Minha Visão
Tenho muito orgulho de colocar minha experiência de mais de vinte anos a disposição da justiça do meu Estado, isso vai muito além da remuneração, é atuar ajudando a sociedade e por isso também executo as Perícias da Justiça Gratuita.
Gosto de trabalhar no modelo de parceria e por isso crio um bom relacionamento com os magistrados e seus secretários e auxiliares, o que facilita nossa comunicação, agiliza os processos e aumenta a qualidade do meu serviço.
Em minhas pesquisas percebi que quando se faz uma Perícia Judicial de Avaliação Imobiliária, mais de 80% dos peritos acabam tendo problemas em analisar com sabedoria os quesitos, identificar o valor mais exato possível e ter uma forma organizada de apresentar seu Laudo Pericial para um Magistrado.
Um dos motivos é que a grande maioria dos peritos tem origem na Engenharia e na Arquitetura e por esse motivo são mais capacitados na análise de condições da estrutura do imóvel e não com a parte comercial, por este motivo, lhes faltam experiência de mercado imobiliário quanto a compra, venda e locação de imóveis.
Outro motivo é a falta de organização na montagem do Laudo Pericial, para que fique fácil o entendimento do Magistrado, dos autores e dos réus, é necessário organização e limpeza de informações, uma linguagem clara e objetiva.
A possibilidade da nomeação de um Corretor de Imóveis como Perito Judicial, nos processos que necessitam de uma Avaliação Imobiliária, veio atender uma necessidade dos tribunais que precisam de maior qualidade em suas perícias.
Acredito que muito em breve, grande maioria dos senhores juízes, vão dar preferência aos Corretores de Imóveis nesse tipo de perícia por dois motivos, em primeiro pela qualificação profissional que é mais voltada ao mercado de Compra, Venda e Locação de imóveis.
O outro motivo é a economia com os honorários pagos a um Corretor de Imóveis, que tem a sua hora de trabalho com um valor menor, comparado com os Engenheiros e Arquitetos. Aqui no Rio de Janeiro a hora de um Corretor Perito custar mais barato que a dos Arquitetos e Engenheiros.
Os Corretores Especialistas em Avaliação de imóveis recebem 400,00 R$/hora e os Engenheiros, segundo o CREA, recebem cerca de 700,00 R$/hora, os seus honorários são calculados em UFIR’s e por isso variam sempre.
Sou formado pela Academia do Perito e sigo uma metodologia, que aprendi com um dos peritos mais reconhecidos do mercado, acrescentei algumas outras práticas didáticas e por este motivo acabo conseguindo entregar um Laudo Pericial bem organizado e claro.
Nem por isso deixo de pedir e escutar os conselhos dos magistrados e seus secretários e auxiliares para que eu consiga ir aprimorando o meu trabalho e entregar um Laudo melhor a cada dia.