cropped-Logo-Casa-Texto-1.png

Leonardo Leão - Perito Avaliador em Imóveis

Cadastrado como Perito Judicial em Avaliações Imobiliárias no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Perícias que eu realizo:
• Avaliação de Imóvel Urbano
• Renovatórias de Aluguel
• Revisionais de Aluguel

Desde 2002 atuando em avaliações de imóveis, em especial:
• Imóveis de Alto padrão;
• Imóveis Comerciais;
• Imóveis Industriais;
• Terrenos para Incorporação Imobiliária.

Fale com o Perito

Perito Judicial

Quem é o Perito Judicial?

O Perito Judicial em Avaliação Imobiliária é o Auxiliar da Justiça que executa a Pericia Judicial em Avaliação de Imóveis por ordem do Juiz de Direito responsável pelo processo. A Pericia Judicial em Avaliação Imobiliária é o dispositivo que o Magistrado utiliza para que um técnico especialista na área  de Avaliação Imobiliária auxilie o Excelentíssimo Magistrado na tomada de sua decisão dentro de um processo judicial, e para isso o auxiliar técnico, ou seja, o Perito, deve lhe  fornecer um Laudo Pericial, que é um documento próprio, confeccionado segundo os quesitos da ação.

Missão do Perito Judicial

A minha missão como Perito Judicial em Avaliação Imobiliária, é auxiliar ao Magistrado na sua tomada de decisão, nesta função eu serei os olhos do Excelentíssimo Juiz, é uma posição de confiança e parceria entre o Magistrado e EU, por esse motivo é um trabalho que faço com o maior orgulho e dedicação.

Laudo Pericial

O Laudo Pericial é um Documento Técnico Oficial que serve como meio de prova pelo qual no processo se verificam os fatos de interesse da causa, transmitindo ao Juiz o relato das observações ou conclusões que foram extraídas da perícia. O Laudo Pericial é extremamente importante dentro de qualquer processo judicial que se faça necessário, chegando ao ponto de todo o processo ser anulado, por falta do Laudo Pericial que se fazia necessário.

Atuando como Perito Judicial, como representante técnico do Juiz que me nomeou para realizar a perícia, eu preciso fornecer no Laudo Pericial todas as informações de forma imparcial, honesta, direta e objetiva, para que o Excelentíssimo Senhor Juiz possa tomar sua melhor decisão.

Para um Laudo Pericial de sucesso eu preciso fundamentar bem todos os meus pareceres e trabalhar conforme as leis e normas vigentes e para isso ser mais eficiente além do bom relacionamento com os Magistrados e a manutenção dos meus conhecimentos é fundamental estar atualizado com o Novo Código de Processo Civil e segundo os princípios e normas técnicas da ABNT, aplicando a metodologia embasada na NBR 14.653-1 e 14.653-2 e para completar ainda sigo a as orientações do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias.

Diferencias do meu serviço

Ao realizar uma Perícia Judicial em Avaliação Imobiliária eu busco o maior número de amostras possível, realizo a validação das amostras e apresento as amostras de forma organizada e de fácil entendimento.

Realizo uma tabela evolutiva de cálculos para chegarmos ao valor de mercado do imóvel, na primeira tabela já identifico as primeiras amostras que precisam ser invalidadas, na segunda tabela, faço uma validação mais profunda das amostras retirando as amostras que se façam necessário para aumentar veracidade dos valores encontrados.

Apresento meus honorários de forma discriminada, apresentando a atividade a ser realizada e o número de horas a serem investidas e aplico o valor hora seguindo as normas do Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Atuando no mercado imobiliário a quase 20 anos, minha experiência me capacita a realizar um ótimo trabalho em avaliações imobiliárias, trabalhando com imóveis de alto padrão e diversos imóveis comerciais, entre salas, lojas e galpões, realizando também a análise de valor do ponto comercial, inclusive em renovações de alugueis.

Justiça Gratuita

Acredito que atender a demanda de processos da justiça gratuita é uma maneira de apresentar o meu trabalho e estreitar uma relação de parceria com os senhores magistrados e seus secretários. É uma maneira de conhecer melhor os desejos dos magistrados e conseguir melhorar meus trabalhos a cada nova perícia realizada.

Áreas de atuação

1º Núcleo – Rio de Janeiro – Centro e Zona Sul
Fórum Central
2º Núcleo
Niterói, Itaboraí, Maricá, São Gonçalo, Fórum Regional de Alcântara
4º Núcleo
D. de Caxias, Guapimirim, Japeri, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçú, Mesquita, Queimados, São João de Meriti
5º Núcleo
Barra do Piraí, Pinheiral
7º Núcleo
Eng. Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paracambi, Paty do Alferes, Piraí
8º Núcleo
Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica
12º Núcleo – Rio de Janeiro – Leopoldina e Zona Norte
Méier, Ilha do Governador, Madureira, Leopoldina, Pavuna
13º Núcleo – Rio de Janeiro – Barra da Tijuca e Zona Oeste
Barra da Tijuca, Bangu, Campo Grande, Jacarepaguá, Santa Cruz

 

Assistente Técnico

Qual o papel do Assistente Técnico?

Mas o meu papel como especialista não para em ajudar a justiça e os senhores juízes. Quando  um particular, se envolve em um  processo judicial e precisa de alguém que acompanhe a perícia que está sendo feita, ele precisa contratar o serviço de um Assistente Técnico.

Outro motivo do particular contratar um Assistente Técnico é quando ele se antecipa ao processo e contrata o Assistente Técnico para fazer uma avaliação técnica imobiliária nos mesmos formatos que um Laudo Pericial, porém como foi feito por um particular este documento receberá o nome de “Laudo Técnico“, este laudo segue basicamente os mesmos critérios de um Laudo Pericial feito por um Perito Judicial em Avaliação Imobiliária, porém somente os juízes recebem um laudo pericial.

Este Laudo Técnico geralmente é anexado a um processo judicial ou fará parte de uma negociação entre as partes envolvidas. Este documento serve para evitar maiores custas processuais, desperdícios de tempo e atritos desnecessários entre as partes durante um longo processo, além é claro de outros prejuízos que ocorrem com o passar do tempo devido a morosidade da justiça.

Vale esclarecer que todo Perito Avaliador Imobiliário está habilitado a realizar também os Laudos Técnicos, porém somente o Perito Judicial em Avaliação Imobiliária, pode realizar o Laudo Pericial.

Quando uma Avaliação Técnica é solicitada por uma Pessoa Jurídica ou Pessoa Física o trabalho é muito semelhante ao da perícia, a diferença é que nesse caso essa avaliação é utilizada em diversas outras situações as quais o contratante geralmente vai usar esse documento técnico em um processo ou negociação, em um processo ou em uma validação de valores patrimoniais.

Entendo que no meu papel de Perito Judicial, eu sou o representante técnico do Juiz que me nomeou como perito, Porém quando crio um Laudo Técnico eu preciso fundamentar bem todos os meus pareceres de acordo com as necessidades do meu contratante.

Preciso ser assertivo e muito claro nas informações que repasso no Laudo Técnico para que ele possa inclusive ser utilizado em um processo judicial caso seja necessário e por isso um Laudo Técnico feito por quem também é perito, tem um valor maior do que um Laudo Técnico feito por outra pessoa.

Quanto vale um Laudo?

O Laudo Pericial ou o Laudo Técnico, tem um papel muito especial no mercado imobiliário, afinal inúmeras vezes envolvem valores muito significativos e a tomada de decisão do Magistrado precisa ser a mais assertiva possível e assim garantir que a Justiça prevaleça.

O Laudo Técnico tem muito valor dentro de um processo judicial, e na negociação entre as partes, seja de atualização de valor patrimonial, revisionais de alugueis, contratos de seguro e financiamentos imobiliários.

Já é comprovado que muitas das vezes este Laudo Técnico evita um processo judicial longo, estressante e muito custoso para todos os envolvidos, com um Parecer Técnico você vai deixar clara a situação real e com isso será mais fácil chegar a um acordo entre as partes envolvidas, você vai economizar tempo, dinheiro e energia vital para todos os envolvidos.

Vejo muitos casos em que um Laudo Técnico teve grande êxito, em especial na partilha de bens, seja em divórcios, heranças, dissolução de sociedades e ações de revisão de aluguel dentre muitas outras situações.

Tenho certeza que você já entendeu que apenas os Senhores Juízes solicitam uma Perícia Judicial e as Pessoas Jurídicas e Pessoas Físicas solicitam um Assistente técnico, quando precisam que esse profissional acompanhe uma pericia que está sendo realizada ou quando ele precisa de um Laudo Técnico para auxiliar em diversas situações.

Quando usar um Laudo Técnico?

O Laudo Técnico está presente em especial nas seguintes situações:

Divórcio – quando ocorre uma divergência entre as partes em relação ao valor de venda do imóvel na partilha dos bens do casal

Falência – quando uma empresa entra com o pedido de falência e precisa de uma avaliação do seu ou dos seus imóveis para liquidação de dívidas.

Levantamento de Crédito – quando uma empresa precisa levantar um valor em empréstimo e precisa fornecer o imóvel da empresa como garantia, se você discordar desse valor de avaliação do banco, você pode anexar a nossa Avaliação Técnica Imobiliária ao seu processo pedindo uma revisão de valores.

Revisionais de Aluguéis – geralmente são pessoas jurídicas, mas existem também pessoas físicas solicitando uma revisão em valores cobrados pela locação, Evita que locatária, empresa ou a pessoa física sofra o dano de pagar um valor de aluguel abusivo e injusto.

Inventários – avaliação dos imóveis envolvidos no inventário e na divisão dos bens entre os parentes e beneficiários do inventário.

Dissolução de Sociedades – é necessária a avaliação imobiliário para que os valores patrimoniais sejam divididos entre as partes é bem parecido com os casos de divórcio.

Cobrança de Tributos – se você discorda do valor que está pagando um IPTU, você pode solicitar uma Avaliação Técnica e mover uma ação junto a sua prefeitura e solicitar um recálculo dessa cobrança.

Seguros e Hipotecas – se você discorda do valor da avaliação feita pelo banco ou pela seguradora, você pode solicitar uma Avaliação Técnica e anexar junto ao seu processo junto ao banco ou a seguradora envolvida.

Atualização Patrimonial – em especial as empresas que compram seus imóveis, não fazem uma nova Avaliação Técnica Imobiliária e nesse caso o relatório contábil da sua empresa não apresenta o valor correto do seu patrimônio, e por este motivo você pode estar sendo prejudicado na sua análise de crédito junto as instituições financeiras ou até mesmo sendo taxada como uma empresa que não possui patrimônio para cobrir suas dívidas.

Usucapião – neste caso a Avaliação Técnica Imobiliária e necessária para que seja anexada ao processo de pedido de usucapião do imóvel.

Perícias Cautelares – são solicitadas quando uma construtora compra uma grande área com o objetivo de incorporação imobiliária e no desenvolver desse projeto de construção outros imóveis podem sofrer algum tipo de dano, nesse caso é necessária a realização da Avaliação Técnica Imobiliária para limitar os verdadeiros possíveis danos e a construtora não ser responsabilizada por outros danos. Esse tipo de perícia também pode ser solicitada para pequenas obras, evitando atritos entre vizinhos e entre moradores e o condomínio.

Currículo Imobiliário

Currículo Imobiliário

Iniciei minhas atividades no mercado formal imobiliário no ano de 2002 quando recebi meu CRECI aqui no Rio de Janeiro. No início das minhas atividades o meu papel principal estava na comercialização de lotes de terreno. grandes áreas e galpões comerciais, aprendi muito nessa área com o meu pai, corretor de imóveis aqui no Rio de Janeiro a mais de 30 anos.

Trabalhei com vários lançamentos imobiliários nas funções de gerencia de equipe e nos últimos 6 anos dedicados ao mercado online me especializei em equipes online gerando leads para meus corretores e criando conteúdos sobre o mercado imobiliário.

Trabalhei com captação de terrenos e grandes área para incorporadoras, criando laudos técnicos para verificação de viabilidade de novas construções, verificando o máximo de aproveitamento da área, inclusive com análise da relação dos imóveis ofertados na região.

Nos últimos anos foquei meus estudos na área de perícias em avaliações imobiliárias. Formado na Academia do Perito atuo hoje nos fóruns do Estado do Rio de Janeiro. Faço parte de um grupo de peritos profissionais que atuam em todo território nacional. Nossa troca de experiências  ajuda muito no desenvolvimento de nossa atividade.

Bibliografia e Citações:
ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas);
IBAPE (Instituto Brasileiro de Perícias),
CRECI – COFECI Conselho Regional dos Corretores de Imóveis;
4 NBR 14653-1
5 NBR 14653-2

Leonardo Leão
Fale Comigo
Perito Judicial em Avaliação Imobiliária – RJ
Assistente Técnico em Avaliação Imobiliária
Corretor de Imóveis
Consultoria em Crédito Imobiliário

Meus Posts

O Perito Judicial tem fé pública
Pericia Judicial
Leonardo Leão

O Perito Judicial tem fé pública

O Perito Judicial tem fé pública, ele  é o representante direto do juiz, tem o dever de executar seu trabalho com honestidade, ética e fazer o melhor possível com os recursos que ele tem na execução do seu laudo pericial. Contudo se ele deixar de agir da forme correta ele vai responder na justiça pelos

Read More »
Qual a importância da Prova Pericial
Pericia Judicial
Leonardo Leão

Qual a importância da Prova Pericial? Saiba Mais

Qual a importância da Prova Pericial e qual a sua relevância dentro de um processo judicial é o tema que iremos esclarecer no dia de hoje. Leia este artigo e descubra mais informações. Com o advento do Novo Código de Processo Civil em 2015, a Prova Pericial ampliou sua importância nos processos jurídicos. E para

Read More »
Perito Criminal ou Perito Judicial
Pericia Judicial
Leonardo Leão

Perito Criminal ou Perito Judicial

Perito Criminal ou Perito Judicial a diferença entre esses profissionais é um assunto que sempre me perguntam então hoje vou explicar de forma simples quem é quem dentro dos trâmites da justiça, qual o papel de perito, sua função e sua importância.  Quem é o Perito Criminal? O perito criminal, é o responsável por coletar

Read More »

Imóveis da Caixa – 2021
Consultoria em Negociações Imobiliárias

Rolar para cima