cropped-Logo-Casa-Texto-1.png

perito avaliador de imoveis judiciais

Perito Judicial Avaliador de Imóveis

Cadastrado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Leonardo Chaves Pereira da Silva / CPF 042.462.457-55

Sou o Leonardo Leão, Perito Judicial Avaliador de Imóveis, cadastrado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, apto a realizar as perícias em Avaliação Imobiliária, com o objetivo de identificar o Valor de Mercado para Venda e para Renovatórias de Aluguel, também acompanho o Excelentíssimo Juiz em inspeções judiciais de urgência.

Meu trabalho é preparar os melhores Laudos Periciais, completos, organizados, de simples entendimento pelas partes, seguindo todas as normas, as boas práticas recomendadas e antes dos prazos estipulados

O objetivo do meu laudo pericial é que o Magistrado consiga entender com clareza a real situação, permitindo a ele tomar a sua decisão com clareza e exatidão.

Me nomeando perito, vou poder ajudar a acelerar os processos e agilizar o seu trabalho.

Perícias que eu realizo:
• Avaliação de Imóvel Urbano
• Renovatórias e Revisionais de Aluguel

Avalio imóveis desde 2002, em especial:
• Imóveis de Alto padrão;
• Imóveis Comerciais;
• Imóveis Industriais;
• Terrenos para Incorporação Imobiliária.

Fale com o Perito

Perito Judicial Avaliador de Imóveis

Perito Judicial Avaliador de Imóveis
Os 8 Motivos para me indicar na realização das suas próximas perícias.

1 – Aceito executar as Perícias da Justiça Gratuita com apresentação dos meus honorários.

2 – Trabalho no modelo de parceria porque acredito que o bom relacionamento ajuda o nosso resultado.

3 – Os Laudos de Avaliação feitos por um Corretor de Imóveis Especializado em avaliação de imóveis costuma ser 90% mais preciso do que os feitos por Engenheiros e Arquitetos por não serem profissionais em avaliação.

4 – Meus Laudos de Avaliação seguem uma organização e possuem uma linguagem de fácil entendimento para todas as partes.

5 – O valor dos honorários cobrados por um Corretor de Imóveis é menos oneroso para as partes do que os apresentados por Engenheiros e Arquitetos.

6 – Os laudos que eu produzo recebem o selo do CRECI-RJ, ficam registrados por até 5 anos e seguem todas as normas técnicas.

7 – Sou formado pela Academia do Perito, fiz a mesma formação que o TJ/RJ vem aplicando no treinamento dos seus peritos e sigo acompanhando a evolução do mercado imobiliário e das normas técnicas da ABAPE e ABNT.

8 – Estou em constante evolução e por isso peço sempre os conselhos dos magistrados e dos seus secretários e auxiliares para aprimorar o meu trabalho e entregar um laudo pericial melhor a cada dia.

Então se Vossa Excelência me der a oportunidade de realizar uma Perícia Judicial, em um dos processos de sua responsabilidade, eu tenho a certeza que será o inicio de uma ótima parceria.

Perito Judicial Avaliador de Imóveis
Leonardo Leão – Minha Visão

Tenho muito orgulho de colocar minha experiência de mais de vinte anos a disposição da justiça do meu Estado, isso vai muito além da remuneração, é atuar ajudando a sociedade e por isso também executo as Perícias da Justiça Gratuita.

Gosto de trabalhar no modelo de parceria e por isso crio um bom relacionamento com os magistrados e seus secretários e auxiliares, o que facilita nossa comunicação, agiliza os processos e aumenta a qualidade do meu serviço.

Em minhas pesquisas percebi que quando se faz uma Perícia Judicial de Avaliação Imobiliária, mais de 80% dos peritos acabam tendo problemas em analisar com sabedoria os quesitos, identificar o valor mais exato possível e ter uma forma organizada de apresentar seu Laudo Pericial para um Magistrado.

Um dos motivos é que a grande maioria dos peritos tem origem na Engenharia e na Arquitetura e por esse motivo são mais capacitados na análise de condições da estrutura do imóvel e não com a parte comercial, por este motivo, lhes faltam experiência de mercado imobiliário quanto a compra, venda e locação de imóveis.

Outro motivo é a falta de organização na montagem do Laudo Pericial, para que fique fácil o entendimento do Magistrado, dos autores e dos réus, é necessário organização e limpeza de informações, uma linguagem clara e objetiva.

A possibilidade da nomeação de um Corretor de Imóveis como Perito Judicial, nos processos que necessitam de uma Avaliação Imobiliária, veio atender uma necessidade dos tribunais que precisam de maior qualidade em suas perícias.

Acredito que muito em breve, grande maioria dos senhores juízes, vão dar preferência aos Corretores de Imóveis nesse tipo de perícia por dois motivos, em primeiro pela qualificação profissional que é mais voltada ao mercado de Compra, Venda e Locação de imóveis.

O outro motivo é a economia com os honorários pagos a um Corretor de Imóveis, que tem a sua hora de trabalho com um valor menor, comparado com os Engenheiros e Arquitetos. Aqui no Rio de Janeiro a hora de um Corretor Perito custar mais barato que a dos Arquitetos e Engenheiros.

Os Corretores Especialistas em Avaliação de imóveis recebem 400,00 R$/hora e os Engenheiros, segundo o CREA, recebem cerca de 700,00 R$/hora, os seus honorários são calculados em UFIR’s e por isso variam sempre.

Sou formado pela Academia do Perito e sigo uma metodologia, que aprendi com um dos peritos mais reconhecidos do mercado, acrescentei algumas outras práticas didáticas e por este motivo acabo conseguindo entregar um Laudo Pericial bem organizado e claro.

Nem por isso deixo de pedir e escutar os conselhos dos magistrados e seus secretários e auxiliares para que eu consiga ir aprimorando o meu trabalho e entregar um Laudo melhor a cada dia.

Diferencias do meu Serviço

Perito Judicial Avaliador de Imóveis
Diferencias do meu serviço

Ao realizar uma Perícia Judicial em Avaliação Imobiliária eu busco o maior número de amostras possível, realizando sua validação e as apresento de forma organizada e de fácil entendimento.

Realizo uma tabela evolutiva de cálculos para chegarmos ao valor de mercado do imóvel, na primeira tabela já identifico as primeiras amostras que precisam ser invalidadas, na segunda tabela, faço uma validação mais profunda das amostras retirando as amostras que se façam necessário para aumentar veracidade dos valores encontrados.

Apresento meus honorários de forma discriminada, apresentando a atividade a ser realizada e o número de horas a serem investidas e aplico o valor hora seguindo as normas do Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Atuando no mercado imobiliário a quase 20 anos, minha experiência me capacita a realizar um ótimo trabalho em avaliações imobiliárias, trabalhando com imóveis de alto padrão e diversos imóveis comerciais, entre salas, lojas e galpões, realizando também a análise de valor do ponto comercial, inclusive em renovações de alugueis.

Prezo muito a agilidade em relação aos prazos, entregando os resultados bem antes dos prazos estipulados facilitando assim o trabalho de toda equipe do magistrado e mantendo o bom andamento do processo.

Os laudos periciais que são remunerados, que eu produzo, recebem o selo do CRECI-RJ, ficam registrados por até 5 anos e seguem todas as normas técnicas, este selo atesta, valida e reforça a veracidade das informações apresentadas no laudo pericial.

Justiça Gratuita

Perito Judicial Avaliador de Imóveis
Justiça Gratuita

Acredito que atender a demanda de processos da justiça gratuita é uma maneira de apresentar o meu trabalho e estreitar uma relação de parceria com os senhores magistrados e seus secretários. É uma maneira de conhecer melhor os desejos dos magistrados e conseguir melhorar meus trabalhos a cada nova perícia realizada.

Também entendo que é uma parceria entre o Perito e o Magistrado no que se refere aos honorários. Todos sabemos que nem sempre a parte que pediu a gratuidade tem condições de pagar os meus honorários e está tudo bem, porém muitas vezes ao desenrolar do processo é identificado que a parte tinha condições de pagar ou que conseguiu êxito no processo e cabe a outra parte cobrir os custos dos honorários periciais.

Por este motivo sempre vou aceitar as pericias da Justiça Gratuita, desde que sempre eu possa apresentar os meus honorários. assim mantemos a Justiça Gratuita para quem realmente  precisa e evitamos os gastos do Tribunal com a realização de perícias que não deveriam ser gratuitas.

Área de Atuação

Perito Judicial Avaliador de Imóveis
Áreas de atuação

1º Núcleo – Rio de Janeiro – Centro e Zona Sul
Fórum Central
2º Núcleo
Niterói, Itaboraí, Maricá, São Gonçalo, Alcântara
3º Núcleo
Petrópolis
4º Núcleo
Duque de Caxias, Guapimirim, Japeri, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçú, Mesquita, Queimados, São João de Meriti
5º Núcleo
Barra do Piraí, Pinheiral
7º Núcleo
Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paracambi, Paty do Alferes, Piraí
8º Núcleo
Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica
12º Núcleo – Rio de Janeiro – Leopoldina e Zona Norte
Méier, Ilha do Governador, Madureira, Leopoldina, Pavuna
13º Núcleo – Rio de Janeiro – Barra da Tijuca e Zona Oeste
Barra da Tijuca, Bangu, Campo Grande, Jacarepaguá, Santa Cruz

Currículo Imobiliário

Perito Judicial Avaliador de Imóveis
Currículo Imobiliário

Iniciei minhas atividades no mercado formal imobiliário no ano de 2002 quando recebi meu CRECI aqui no Rio de Janeiro. No início das minhas atividades o meu papel principal estava na comercialização de lotes de terreno. grandes áreas e galpões comerciais, aprendi muito nessa área com o meu pai, corretor de imóveis aqui no Rio de Janeiro a mais de 30 anos.

Trabalhei com vários lançamentos imobiliários nas funções de gerencia de equipe e nos últimos 6 anos dedicados ao mercado online me especializei em equipes online gerando leads para meus corretores e criando conteúdos sobre o mercado imobiliário.

Trabalhei com captação de terrenos e grandes área para incorporadoras, criando laudos técnicos para verificação de viabilidade de novas construções, verificando o máximo de aproveitamento da área, inclusive com análise da relação dos imóveis ofertados na região.

Nos últimos anos foquei meus estudos na área de perícias em avaliações imobiliárias. Formado na Academia do Perito atuo hoje nos fóruns do Estado do Rio de Janeiro. Faço parte de um grupo de peritos profissionais que atuam em todo território nacional. Nossa troca de experiências  ajuda muito no desenvolvimento de nossa atividade.

Bibliografia e Citações:
ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas);
IBAPE (Instituto Brasileiro de Perícias),
CRECI – COFECI Conselho Regional dos Corretores de Imóveis;
4 NBR 14653-1
5 NBR 14653-2

Leonardo Leão
Fale Comigo
Perito Judicial Avaliador de Imóveis – RJ
Assistente Técnico em Avaliação Imobiliária
Corretor de Imóveis
Consultor em Crédito Imobiliário

Meus Posts

Laudos Periciais de Avaliação Imobiliária
Pericia Judicial
Leonardo Leão

Laudos Periciais de Avaliação Imobiliária

Diversos Magistrados estão relatando problemas em Laudos Periciais de Avaliação Imobiliária. Esse período de grande mudança em todo o mercado imobiliário está deixando os Peritos Engenheiros e Arquitetos em grandes apuros no tocante a avaliação de imóveis, tanto para venda como para renovatórias de aluguel. O motivo é que esses profissionais foram capacitados no tocante

Read More »
O Perito Judicial tem fé pública
Pericia Judicial
Leonardo Leão

O Perito Judicial tem fé pública

O Perito Judicial tem fé pública, ele  é o representante direto do juiz, tem o dever de executar seu trabalho com honestidade, ética e fazer o melhor possível com os recursos que ele tem na execução do seu laudo pericial. Contudo se ele deixar de agir da forme correta ele vai responder na justiça pelos

Read More »
Qual a importância da Prova Pericial
Pericia Judicial
Leonardo Leão

Qual a importância da Prova Pericial? Saiba Mais

Qual a importância da Prova Pericial e qual a sua relevância dentro de um processo judicial é o tema que iremos esclarecer no dia de hoje. Leia este artigo e descubra mais informações. Com o advento do Novo Código de Processo Civil em 2015, a Prova Pericial ampliou sua importância nos processos jurídicos. E para

Read More »
Perito Criminal ou Perito Judicial
Pericia Judicial
Leonardo Leão

Perito Criminal ou Perito Judicial

Perito Criminal ou Perito Judicial a diferença entre esses profissionais é um assunto que sempre me perguntam então hoje vou explicar de forma simples quem é quem dentro dos trâmites da justiça, qual o papel de perito, sua função e sua importância.  Quem é o Perito Criminal? O perito criminal, é o responsável por coletar

Read More »
A Finalidade da Pericia Judicial
Pericia Judicial
Leonardo Leão

A Finalidade da Pericia Judicial

A Finalidade da Pericia Judicial é esclarecer fatos em questões litigiosas por meio de laudos técnicos e científicos. Conheça um pouco mais sobre este recurso tão recorrente no universo jurídico que também pode ser utilizados por empresas e particulares para resolver diversos conflitos. A perícia judicial consiste em um exame especializado cuja função é servir

Read More »
O que são laudos periciais?
Pericia Judicial
Leonardo Leão

O que são laudos periciais?

Você sabe o que são laudos periciais? Você sabe quando eles são utilizados? Você sabe a diferença entre laudo pericial e parecer técnico? Os laudos periciais são importantíssimos em um processo, desde que indispensáveis e acima de qualquer suspeita. Importante ressaltar que no concernente ao direito penal exercido no Brasil, o juiz não precisa estar

Read More »

Imóveis da Caixa – 2021
Consultoria em Negociações Imobiliárias

Rolar para cima