Hoje vamos refletir sobre os 5 objetivos de uma avaliação imobiliária, sobre a sua importância, sobre quem pode fazer, o porque fazer e quais os benefícios de uma avaliação imobiliária feita por um perito. Também falaremos sobre os prejuízos que uma avaliação mal feita pode trazer para as partes envolvidas na negociação.
Qual é o objetivo de uma avaliação imobiliária?
Comercializar um imóvel, seja ele para locação ou venda, parece algo fácil, mas significa muito mais que especular o valor do imóvel com base nas informações de um único vizinho.
É importante contar com a ajuda de um profissional qualificado que atue e vivencie o mercado imobiliário diariamente e existem dois tipos de profissionais que estão devidamente capacitados a realizar essa importante função.
Por um lado temos os Peritos Judiciais em Avaliação Imobiliária que são nomeados por um Juiz com a finalidade de criar um Laudo Pericial a ser utilizado dentro do processo que está em andamento. Esse Profissional além de ser hábil conhecedor da sua matéria técnica em avaliação de imóveis, ele precisa ter o conhecimento das normas reguladoras, dominar os cálculos de homogenização e os índices de correção dos fatores analisados, bem como ter a habilidade de responder os quesitos impostos pelas partes e atender as expectativas do magistrado.
Também existem os profissionais que estão cadastrados no CNAI que é regulado pelo CRECI / COFECI, esses profissionais além de corretores de imóveis precisam ter um curso de especialização em avaliação de imóvel, esse profissional trabalha para empresas e pessoas físicas, não são nomeados por um juiz, diferente dos Peritos Judiciais, esses profissionais após realizada a sua pericia extrajudicial, ela é registrada e recebe um selo fornecido pelo CRECI da região de que pertence esse profissional, esse documento fica arquivado por até 5 anos.
A avaliação de imóvel funciona como um termômetro para que seja possível verificar se o produto, no caso o imóvel, está de acordo com o mercado, tendo como objetivo definir o seu valor justo para a comercialização, seja para venda ou para locação.
Afinal, um imóvel avaliado corretamente aumenta exponencialmente as chances de negociação do bem, evitando assim valores fora da realidade e que o proprietário saia perdendo ao locar “barato demais”, não conseguindo reajustar o valor após o fechamento do contrato, ou que o imóvel seja vendido abaixo do valor real de mercado prejudicando uma das partes interessadas.
Muitos proprietários gostariam de ouvir que seu imóvel vale mais, mas trabalhar o imóvel com preços fora do mercado acaba dificultando e às vezes até mesmo impedindo a negociação do mesmo. Pois antes de comprar ou alugar as pessoas interessadas pesquisam muito os valores e logo descartam os imóveis que estão acima do considerado “normal”, ou tem dúvidas quanto à veracidade dos que são disponibilizados com valor abaixo da média.
A precificação de um imóvel pode ser feita através da chamada avaliação mercadológica, considerando pontos como:
Localização do imóvel;
Tamanho/Metragem;
Composição/Especificações;
Posição da unidade;
Estado estrutural;
Amostragem de preços praticados em seu entorno;
Disponibilidade x demanda;
Para apoio e orientação do profissional utiliza tabelas disponíveis por órgãos competentes, que seguem a economia do país e de cada região, como por exemplo: SECOVI, FIPEZAP, FIPE, dentre outras.
Quais os riscos de uma Avaliação de Imóvel feita por uma pessoa desqualificada.
Embora não seja o aconselhável, você pode até realizar a sua avaliação através de meios disponíveis na internet ou com um Corretor desqualificado, mas saiba que se você tomar essa decisão você corre os seguintes riscos:
Nos casos Extrajudiciais
– Negociar seu imóvel por um valor fora da realidade do mercado.
– Prejuízos na contratação da locação
– Perda de tempo por estar fora da realidade do mercado
– Perda de credibilidade dentro de uma negociação formal
Nos casos judiciais não é aceita esta forma de avaliação
Uma avaliação feita por um profissional capacitado e devidamente registrado apresentam várias vantagens e por isso possui um valor bem maior em todo o mercado, isso porque ela oferece um mínimo de variação de valores que seguem as normas técnicas que devem ser aplicadas.
Nos casos Extrajudiciais
– Clareza nos valores a serem negociados
– Garantia de estar sendo uma negociação justa
– Credibilidade na hora de fazer uma negociação
– Utilizado para documentações oficiais
– Atualização de valores patrimoniais
Nos casos Judiciais
– somente os peritos nomeados podem realizar uma Pericia Judicial.
Os 5 Objetivos de uma avaliação imobiliária
Caso ainda tenha dúvidas Fale Comigo.
Preencha o Formulário que te respondo.
Bibliografia e Citações:
1 ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas);
2 IBAPE (Instituto Brasileiro de Perícias),
3 CRECI – COFECI Conselho Regional dos Corretores de Imóveis;
Leonardo Leão
Perito Judicial – RJ
Assistente Técnico em Pericias de Avaliação Imobiliária.
Pericia Extrajudicial em Avaliação Imobiliária
Consultoria em Financiamentos Imobiliários