Visitar Site

Os 5 Objetivos de uma avaliação imobiliária

Hoje vamos refletir sobre os 5 objetivos de uma avaliação imobiliária, sobre a sua importância, sobre quem pode fazer, o porque fazer e quais os benefícios de uma avaliação imobiliária feita por um perito. Também falaremos sobre os prejuízos que uma avaliação mal feita pode trazer para as partes envolvidas na negociação.

Qual é o objetivo de uma avaliação imobiliária?

Comercializar um imóvel, seja ele para locação ou venda, parece algo fácil, mas significa muito mais que especular o valor do imóvel com base nas informações de um único vizinho.

É importante contar com a ajuda de um profissional qualificado que atue e vivencie o mercado imobiliário diariamente e existem dois tipos de profissionais que estão devidamente capacitados a realizar essa importante função.

Por um lado temos os Peritos Judiciais em Avaliação Imobiliária que são nomeados por um Juiz com a finalidade de criar um Laudo Pericial a ser utilizado dentro do processo que está em andamento. Esse Profissional além de ser hábil conhecedor da sua matéria técnica em avaliação de imóveis, ele precisa ter o conhecimento das normas reguladoras, dominar os cálculos de homogenização e os índices de correção dos fatores analisados, bem como ter a habilidade de responder os quesitos impostos pelas partes e atender as expectativas do magistrado.

Também existem os profissionais que estão cadastrados no CNAI que é regulado pelo CRECI / COFECI, esses profissionais além de corretores de imóveis precisam ter um curso de especialização em avaliação de imóvel, esse profissional trabalha para empresas e pessoas físicas, não são nomeados por um juiz, diferente dos Peritos Judiciais, esses profissionais após realizada a sua pericia extrajudicial, ela é registrada e recebe um selo fornecido pelo CRECI da região de que pertence esse profissional, esse documento fica arquivado por até 5 anos.

A avaliação de imóvel funciona como um termômetro para que seja possível verificar se o produto, no caso o imóvel, está de acordo com o mercado, tendo como objetivo definir o seu valor justo para a comercialização, seja para venda ou para locação.

Afinal, um imóvel avaliado corretamente aumenta exponencialmente as chances de negociação do bem, evitando assim valores fora da realidade e que o proprietário saia perdendo ao locar “barato demais”, não conseguindo reajustar o valor após o fechamento do contrato, ou que o imóvel seja vendido abaixo do valor real de mercado prejudicando uma das partes interessadas.

Muitos proprietários gostariam de ouvir que seu imóvel vale mais, mas trabalhar o imóvel com preços fora do mercado acaba dificultando e às vezes até mesmo impedindo a negociação do mesmo. Pois antes de comprar ou alugar as pessoas interessadas pesquisam muito os valores e logo descartam os imóveis que estão acima do considerado “normal”, ou tem dúvidas quanto à veracidade dos que são disponibilizados com valor abaixo da média.

A precificação de um imóvel pode ser feita através da chamada avaliação mercadológica, considerando pontos como:

Localização do imóvel;

Tamanho/Metragem;

Composição/Especificações;

Posição da unidade;

Estado estrutural;

Amostragem de preços praticados em seu entorno;

Disponibilidade x demanda;

Para apoio e orientação do profissional utiliza tabelas disponíveis por órgãos competentes, que seguem a economia do país e de cada região, como por exemplo: SECOVI, FIPEZAP, FIPE, dentre outras.

Quais os riscos de uma Avaliação de Imóvel feita por uma pessoa desqualificada.

Embora não seja o aconselhável, você pode até realizar a sua avaliação através de meios disponíveis na internet ou com um Corretor desqualificado, mas saiba que se você tomar essa decisão você corre os seguintes riscos:

Nos casos Extrajudiciais

– Negociar seu imóvel por um valor fora da realidade do mercado.

– Prejuízos na contratação da locação

– Perda de tempo por estar fora da realidade do mercado

– Perda de credibilidade dentro de uma negociação formal

Nos casos judiciais não é aceita esta forma de avaliação

Uma avaliação feita por um profissional capacitado e devidamente registrado apresentam várias vantagens e por isso possui um valor bem maior em todo o mercado, isso porque ela oferece um mínimo de variação de valores que seguem as normas técnicas que devem ser aplicadas.

Nos casos Extrajudiciais

– Clareza nos valores a serem negociados

– Garantia de estar sendo uma negociação justa

– Credibilidade na hora de fazer uma negociação

– Utilizado para documentações oficiais

– Atualização de valores patrimoniais

Nos casos Judiciais

– somente os peritos nomeados podem realizar uma Pericia Judicial.

 

Os 5 Objetivos de uma avaliação imobiliária

Caso ainda tenha dúvidas Fale Comigo.
Preencha  o Formulário
que te respondo.

Bibliografia e Citações:
1 ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas);
2 IBAPE (Instituto Brasileiro de Perícias),
3 CRECI – COFECI Conselho Regional dos Corretores de Imóveis;

Leonardo Leão
Perito Judicial – RJ
Assistente Técnico em Pericias de  Avaliação Imobiliária.
Pericia Extrajudicial em Avaliação Imobiliária
Consultoria em Financiamentos Imobiliários

Objetivos de uma avaliação imobiliária

Fale com um especialista!

O Perito Judicial tem fé pública
Pericia Judicial
Leonardo Leão

O Perito Judicial tem fé pública

O Perito Judicial tem fé pública, ele  é o representante direto do juiz, tem o dever de executar seu trabalho com honestidade, ética e fazer o melhor possível com os recursos que ele tem na execução do seu laudo pericial. Contudo se ele deixar de agir da forme correta ele vai responder na justiça pelos

Leia Mais »
Qual a importância da Prova Pericial
Pericia Judicial
Leonardo Leão

Qual a importância da Prova Pericial? Saiba Mais

Qual a importância da Prova Pericial e qual a sua relevância dentro de um processo judicial é o tema que iremos esclarecer no dia de hoje. Leia este artigo e descubra mais informações. Com o advento do Novo Código de Processo Civil em 2015, a Prova Pericial ampliou sua importância nos processos jurídicos. E para

Leia Mais »
Perito Criminal ou Perito Judicial
Pericia Judicial
Leonardo Leão

Perito Criminal ou Perito Judicial

Perito Criminal ou Perito Judicial a diferença entre esses profissionais é um assunto que sempre me perguntam então hoje vou explicar de forma simples quem é quem dentro dos trâmites da justiça, qual o papel de perito, sua função e sua importância.  Quem é o Perito Criminal? O perito criminal, é o responsável por coletar

Leia Mais »
Rolar para cima