Visitar Site

O que é um perito avaliador de imóveis ?

O que é um perito avaliador de imóveis?

Essa é uma dúvida sua e de milhares de pessoas, o que quase ninguém sabe é que o serviço de perícia pode te ajudar a pagar alugueis mais baratos, pegar menos impostos e até mesmo manter atualizado o seu valor patrimonial.

O Perito Avaliador de Imóveis tem como meta principal fazer uma análise técnica seguindo as normas vigentes e realizando os cálculos devidos, pesquisar e verificar no local o máximo de quesitos possíveis trazendo a luz todas as evidencias técnicas e fatos que são verdadeiros sobre o valor real de um imóvel.

Perito Avaliador de Imóveis pode ajudar os seus clientes quando eles possuem dúvidas sobre o valor de algum imóvel, geralmente quando se sentem lesados, que podem estar sendo prejudicados dentro de alguma negociação ou possuem um processo judicial no qual o valor de algum imóvel determinará tanto o fracasso quanto o sucesso do mesmo.

Dessa forma é importante entender o que é um Perito Avaliador de Imóveis e como esse profissional pode te ajudar, principalmente no momento da negociação de um imóvel, um bem tão precioso e de alto valor.

Já é comprovado que quando um Perito Avaliador de Imóveis realiza seu trabalho e apresenta um Laudo de Avaliação Imobiliária, as negociações entre as partes envolvidas ficam mais esclarecidas sobre os reais valores do imóvel, deixando de lado alguns valores sentimentais que na mente de alguns recai sobre o preço do imóvel, ou simplesmente deixa ao herdeiros, ou sócios mais tranquilos no aceite de uma proposta, o que economiza uma fortuna em processos judiciais caros e morosos.

 

Entenda o que é um Perito Avaliador de Imóveis e o que é um Perito Avaliador Judicial

O Perito Avaliador Judicial está capacitado para atuar como um auxiliar do juízo junto aos Poder Judiciário, ele representa o Juiz que o designou para realizar a pericia, nesta função ele deve ser imparcial e totalmente neutro, ele apenas busca as verdades e repassa as informações ao Senhor Juiz, que tomará sua decisão como melhor lhe couber.

Um Perito Avaliador de Imóveis pode ser contratado como um assistente técnico defensor de todos os interesses de uma das duas partes dentro de um processo imobiliário ou que envolva algum bem. Nesta função o Perito Avaliador de Imóveis vai dar todo o suporte ao seu cliente e acompanhar o trabalho pericial para verificar a veracidade das respostas de todos os quesitos existentes no pedido pericial.

Perito Avaliador de Imóveis realiza avaliações periciais para empresas ou clientes que precisam oferecer algum bem como garantia ou então hipoteca para agentes financeiros, em situações de cauções ou então de partilha de heranças, ou até mesmo durante o processo de aquisição de algum imóvel e durante os interesses comercias nas compras e vendas de imóveis.

Um Perito Avaliador Judicial também pode ser um Perito Avaliador de Imóveis, porém um Perito Avaliador de Imóveis não pode ser considerado um Perito Avaliador Judicial, e por isso é importante ter cuidado ao selecionar um profissional dessa área.

A perícia é a atividade técnica feita por um profissional qualificado especificamente para poder esclarecer fatos e averiguar, verificar o estado de algum bem ou então apurar as causas que motivaram determinados eventos ou avaliar algum bem seja em seus frutos diretos ou custos.

Dentro do direito imobiliário esses profissionais irão analisar os fatos de forma jurídica que estão relacionados e são relevantes para a causa examinada, elaborando assim laudos que possam comprovar, esclarecer, provar ou apurar quaisquer fatos dentro de um objeto litígio ou processo.

O Perito Avaliador de Imóveis têm a total competência para poder pedir revisões de laudos já vistoriados da Caixa Econômica Federal, e por isso é importante que o profissional seja credenciado e qualificado para essas negociações imobiliárias.

O perito avaliador de imóveis é quem irá lhe ajudar

7 em cada 10 pessoas que já realizaram algum tipo de transação imobiliária afirmam que se sentiram frustradas durante a negociação ou até mesmo com o negócio realizado.

Isso acontece porque algumas pessoas acham que venderam o imóvel barato demais, ou então porque compraram algum imóvel que estava supervalorizado ou até mesmo por meio de aborrecimentos com tributos que foram acima do esperado por algumas das partes.

Isso sem contar todos os negócios que foram travados por impasses no valor de algum bem ou então por processos judiciais, como nas partilhas ou em divórcios que poderiam ter sido solucionados ou até mesmo evitados de forma amigável se um laudo de avaliação mercadológico do imóvel tivesse sido feito por um perito avaliador de imóveis.

 

Dessa forma, o perito avaliador de imóveis é o único profissional que pode elevar toda a estimativa do preço de algum imóvel que você tem para dar a constatação real do valor pecuniário desse bem, por meio de um instrumento de avaliação preciso e aceitável como uma prova real dentro de um processo judicial.

Perito avaliador de imóveis ou Perito Avaliador Judicial?

Geralmente pode existir uma confusão entre os termos e denominações de um Perito Avaliador de Imóveis e um Perito Avaliador Judicial e por esse motivo ou te explicar melhor quais suas diferenças e em seguida como eles podem te ajudar a economizar muito dinheiro.

Dentro de uma avaliação do tipo extrajudicial o profissional pode ser chamado de Perito Avaliador de Imóveis, já no caso de uma perícia judicial o profissional é chamado de Perito Avaliador Judicial. Dessa forma o Perito Avaliador Judicial é aquele profissional que realizará as avaliações que são designadas por algum juízo.

 

O Perito Judicial é um profissional autônomo e pode atuas nas duas funções, ele precisa ser certificado, ter a capacitação devida para tal atuação, estar devidamente registrado e em dia no seu conselho profissional e estar ativo no Tribunal de Justiça. Logo nem todo Perito Avaliador de Imóveis pode ser um Perito Avaliador Judicial.

 

Caso você esteja inseguro com o valor de algum bem ou queria ajuda em alguma negociação de imóveis, não hesite e consulte um perito avaliador de imóveis para que a sua transação ocorra da melhor maneira possível e de acordo com todas as suas necessidades, seja você o comprador ou o vendedor.

O Perito Avaliador de Imóveis pode te ajudar a renegociar o valor da sua loja comercial, renegociar o valor que você paga de IPTU, te ajudar na negociação de partilha de bens e atualização patrimonial da sua empresa ou do seu imposto de renda, atualizando o valor dos seus imóveis.

Se você precisa de um Perito Avaliador de Imóveis, entre em contato comigo que poderei te ajudar.

Espero ter te ajudado e caso ainda tenha dúvidas Fale Comigo.
Preencha  o Formulário
abaixo que te respondo.

O que é um perito avaliador de imóveis?

Bibliografia e Citações:
1 ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas);
2 IBAPE (Instituto Brasileiro de Perícias),
3 CRECI – COFECI Conselho Regional dos Corretores de Imóveis;

Leonardo Leão
Perito Judicial – RJ
Assistente Técnico em Avaliação Imobiliária.

 

O que é um perito avaliador de imóveis

Fale com um especialista!

Laudos Periciais de Avaliação Imobiliária
Pericia Judicial
Leonardo Leão

Laudos Periciais de Avaliação Imobiliária

Diversos Magistrados estão relatando problemas em Laudos Periciais de Avaliação Imobiliária. Esse período de grande mudança em todo o mercado imobiliário está deixando os Peritos Engenheiros e Arquitetos em grandes apuros no tocante a avaliação de imóveis, tanto para venda como para renovatórias de aluguel. O motivo é que esses profissionais foram capacitados no tocante

Leia Mais »
O Perito Judicial tem fé pública
Pericia Judicial
Leonardo Leão

O Perito Judicial tem fé pública

O Perito Judicial tem fé pública, ele  é o representante direto do juiz, tem o dever de executar seu trabalho com honestidade, ética e fazer o melhor possível com os recursos que ele tem na execução do seu laudo pericial. Contudo se ele deixar de agir da forme correta ele vai responder na justiça pelos

Leia Mais »
Qual a importância da Prova Pericial
Pericia Judicial
Leonardo Leão

Qual a importância da Prova Pericial? Saiba Mais

Qual a importância da Prova Pericial e qual a sua relevância dentro de um processo judicial é o tema que iremos esclarecer no dia de hoje. Leia este artigo e descubra mais informações. Com o advento do Novo Código de Processo Civil em 2015, a Prova Pericial ampliou sua importância nos processos jurídicos. E para

Leia Mais »
Rolar para cima