Visitar Site

Comprar um Imóvel ou Investir na Bolsa?

Comprar um Imóvel ou Investir na Bolsa é uma dúvida sua e de milhares de pessoas, o que elas não sabem é que existe uma norma regulada pela ABNT para te ajudar nessa tomada de decisão.

 

A ABNT nas atribuições de suas atividade apresenta um método de avaliação que permite fazer esses cálculos que geralmente são feitos por incorporadoras, construtores e investidores profissionais. Este método é também um dos 5 métodos utilizados nas periciais judiciais devido a sua clareza de resultados.

O método da capitalização da renda é um método indireto de avaliação de imóveis, já que está subordinado à aplicação inicial de outro método ou do conhecimento prévio do valor venal ou de locação de um imóvel.

Nesse método nós vamos em busca de informações que nos ajude a tomar a decisão de comprar ou de não comprar um determinado imóvel na situação atual do mercado econômico e da situação do mercado imobiliário e suas tendências.

O que vale mais apena no atual momento? Comprar um imóvel para morar ou morar de aluguel? Investir na bolsa de valores ou investir na compra de um imóvel?

Imagine que hoje você tenha um milhão de reais em uma determinada aplicação que te permite uma retirada mensal de cinco mil reais por mês. Agora se você investir esses mesmo um milhão de reais na compra de um imóvel, vejamos duas situações, se este imóvel tem a finalidade de moradia é como se você estivesse pagando cinco mil reais por mês de aluguel pelo uso do imóvel, porém se este imóvel tiver a finalidade de geração de renda pela locação é preciso saber qual o valor que ele consegue ser alugado para poder saber qual melhor decisão tomar.

Outro fator importante nessa tomada de decisão é identificar o seu perfil como investidor, assim como na bolsa de valores existem pessoas que se arriscam no investimento de risco que paga mais rendimento, porém os riscos de perdas também são maiores e outros investidores preferem ações mais estáveis que apresentam menores riscos e por isso menores perdas.

Se o valor aplicado te rende os cinco mil reais você tem a opção de morar em um lugar mais barato e ainda ficar com a diferença assim como se você comprar um imóvel colocar para locação e morar em um outro imóvel onde mesmo pagando esse aluguel ainda sobre parte deste valor para você gastar como quiser.

Uma dúvida comum de quem nos procura é “e se o valor do imóvel aumentar?” sim, isso é possível e costuma acontecer, porém nesse aumento de valor de mercado este imóvel que temos por exemplo aumentará seu valor de compra e você não conseguirá compra-lo pelo mesmo um milhão de reais, bem como se o mercado entrar em queda você não conseguiria vender este apartamento pelo mesmo um milhão de reais.

È a força maior e mais antiga de toda a economia, a lei da oferta e da procura que vai equilibrar esse mercado assim como todo os outros da nossa economia.

Para fazermos uso desse método precisamos começar aplicando o método comparativo direto barra buscar e validar diversas amostras atuais de mercado e chegar a um valor determinado de atratividade da compra ou da locação de um imóvel

Imagine que você queira construir um condomínio de apartamentos, ou uma vila de casas, ou até mesmo comprar um terreno para vender os lotes ou comprar apenas um terreno para construir um determinado imóvel, seja ele qual for, residencial ou comercial. Você se preocupa na compra do terreno, nos valores de obra, nas despesas de instalação de documentação e honorários de corretagem, mas o que a grande maioria não faz é a análise de mercado.

Será que você vai conseguir vender ou alugar seu imóvel depois de pronto? Se sim, você sabe ou ao menos tem uma noção do lucro real que terá no seu investimento? Vale mais apena ter o trabalho de incorporar, investir em obras ou deixar o seu montante de dinheiro aplicado?

Concorda que estudo antecipado pode te economizar muito dinheiro? Que pode te ajudar a tomar a melhor decisão de como investir?

Espero ter te ajudado e caso ainda tenha dúvidas Fale Comigo.
Preencha  o Formulário
abaixo que te respondo.

Comprar um Imóvel ou Investir na Bolsa

Bibliografia e Citações:
1 ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas);
2 IBAPE (Instituto Brasileiro de Perícias),
3 CRECI – COFECI Conselho Regional dos Corretores de Imóveis;

Leonardo Leão
Perito Judicial – RJ
Assistente Técnico em Avaliação Imobiliária.

Comprar um imóvel ou Investir na Bolsa

Fale com um especialista!

Laudos Periciais de Avaliação Imobiliária
Pericia Judicial
Leonardo Leão

Laudos Periciais de Avaliação Imobiliária

Diversos Magistrados estão relatando problemas em Laudos Periciais de Avaliação Imobiliária. Esse período de grande mudança em todo o mercado imobiliário está deixando os Peritos Engenheiros e Arquitetos em grandes apuros no tocante a avaliação de imóveis, tanto para venda como para renovatórias de aluguel. O motivo é que esses profissionais foram capacitados no tocante

Leia Mais »
O Perito Judicial tem fé pública
Pericia Judicial
Leonardo Leão

O Perito Judicial tem fé pública

O Perito Judicial tem fé pública, ele  é o representante direto do juiz, tem o dever de executar seu trabalho com honestidade, ética e fazer o melhor possível com os recursos que ele tem na execução do seu laudo pericial. Contudo se ele deixar de agir da forme correta ele vai responder na justiça pelos

Leia Mais »
Qual a importância da Prova Pericial
Pericia Judicial
Leonardo Leão

Qual a importância da Prova Pericial? Saiba Mais

Qual a importância da Prova Pericial e qual a sua relevância dentro de um processo judicial é o tema que iremos esclarecer no dia de hoje. Leia este artigo e descubra mais informações. Com o advento do Novo Código de Processo Civil em 2015, a Prova Pericial ampliou sua importância nos processos jurídicos. E para

Leia Mais »
Rolar para cima